quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Compra de Dívida



Em abril do ano de 2008 comecei a trabalhar com empréstimos com desconto em folha de pagamento em uma empresa. Não sabia nada sobre isso, mas logo fui aprendendo. Como funciona, como se trabalha e etc. Fui passado ao setor da empresa que trabalhava com “compra de dívida“ e logo fui descobrindo todo o processo. Geralmente as pessoas já estão endividadas em algum banco, sendo que a dívida varia de prazo, valor da prestação e juros ao mês e ao ano. Geralmente as pessoas comparam juros de banco pra banco e querem o juros mais barato, “mais leve“. Essa dívida,  prende a pessoa ao banco, que vai descontar o dinheiro emprestado na folha de pagamento do cliente com juros. Dificilmente as pessoas quitam a sua dívida, porque em troca da quitação de uma dívida, o banco oferece mais dinheiro e consequentemente mais dívida, sendo assim a pessoa não se livra facilmente, porque não terá o recurso financeiro para quitar antecipadamente.
     Um certo dia eu estava lendo a Palavra de Deus e o Senhor falou comigo: Eu Sou aquele que comprou a sua dívida!!! Eu disponibilizei o recurso e quitei antecipadamente  a sua dívida!!! Eu fiquei meio confuso, mas o Senhor foi me explicando todo o trabalho que Ele teve. Fiz as comparações e vi que a obra que o Senhor fez na Cruz por todos nós,  é semelhante demais ao meu trabalho. E eu vou explicá-las aqui detalhadamente:
Segundo a Bíblia, todo homem já nasce endividado. Ele nasce pecador, e como pecador ele é devedor a Lei e a Lei cobrava um preço por cada pecado. Se eu ferisse o olho do meu irmão, teria que pagar com o meu próprio, feri um dente, lá se vai um dente meu também. E assim era toda a lei. “olho por olho, dente por dente”. Mas o homem peca demais. São tantos pecados, conhecidos e desconhecidos que só havia uma maneira do homem pagar a dívida: morrendo!  A questão é que o pecado ofende a Deus e Deus sendo justo, não contrariando sua natureza Divina providenciou a Lei para ser guardada e obedecida. Um exemplo de pecado que era pra morte: Desonrar o pai ou a mãe. Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.” Mateus 15.4  . Isso era sério!!!  O adultério era punido com apedrejamento!!!  A lei é um fardo muito pesado para o homem!!! O homem nunca foi capaz de guardar toda a lei. O homem passou a ser devedor á lei, e o “juros que ela  cobra, é altíssimo!!!”  Muito pesado !!! Mas Deus é justiça, mas ele também é amor!!! Ele não poderia voltar atrás na Sua Palavra, mas Ele providenciou uma maneira de quitarmos essa dívida com a lei através da morte de Jesus na cruz. “ Mas Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16 . Agora a pessoa se livra da dívida simplesmente acreditando em Jesus com Senhor e salvador ( ou como perdoador da dívida) através do arrependimento de seus pecados. Todos que estiverem cansados de viver sobre o peso dessa dívida"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."Mateus 11.28-30 .È como se Ele estivesse fazendo propagando, dizendo que o Seu juros é baixíssimo!!! E reafirma a vontade dele de nos perdoar em Romanos 6.23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” . Assim por meio da fé, ele nos liberta da nossa dívida e faz uma nova ligação, não com a Lei, mas com a Fé e com o amor por Ele mesmo. Muitos aceitam a verdade do sacrifício de Jesus, mas não aceitam que como comprador Ele agora tem direitos sobre nós!!!!  “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6.20 . Muitos não aceitam  a Palavra de Jesus  com a desculpa de não ficar preso a nenhuma religião, mas na verdade crer em Jesus e não ter compromisso com Ele é um grande sinal de incredulidade e ingratidão já que Ele deu Sua própria vida e de graça!!! Ele não pediu autorização, simplesmente foi lá e aniquilou a nossa dívida. “Havendo riscado o escrito de dívida que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2.14 .  Ele fez isso por todos, mas nós só podemos desfrutar dessa compra O aceitando e O reconhecendo por  ter pago nossa dívida com o seu próprio sangue. Que todos possam compreender que éramos devedores por não obedecer e que Ele disponibilizou a quitação da nossa dívida por meio da Sua morte.
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” João 1.12.
    Sendo assim deveríamos assinar esse contrato, ou formalizar essa aliança, Ele já deu Sua vida e assim devemos fazer por Ele. Como um homem e uma mulher se casam e o sacerdote  precisa do “sim” dos dois interessados, assim também o Senhor o Justo Juiz precisa do nosso “ sim pra concluir a operação.

Que o Senhor nos abençoe.

Rodolfo Coelho

Um comentário:

  1. uma benção..nos faz refletir verdadeiramente sobre o sentido da palavra "natal"...Deus abençoe! =)

    ResponderExcluir